O mundo da moda nos anos 50, parte 1.

     Eu nunca gostei muito do mundo da moda, tenho que admitir. Então conheci a Bebe Buell e a Pamela Des Barres. Sim, eu sei que ambas são groupies dos anos 70, mas eu olhava os looks que usavam e comecei a me apaixonar pela moda daquela época, porque antes de serem groupies, elas eram modelos.
     Então comecei a ver fotos de outras épocas da moda e me apaixonei pela Stephanie Seymour, supermodelo nos anos 90 (aliás, ainda farei um post só sobre ela), e nisso fui me apaixonando por moda.
     Essa ideia de fazer um post sobre as décadas da moda surgiu do nada, começarei pelos anos 50 e terminarei na década atual. Espero que gostem! 
      
  Os anos dourados.

     A década de 50 com certeza foi a mais glamourosa de todas. Durante a 2ª guerra o racionamento de tecidos foi intenso, fora que os principais atelies de moda na Europa fecharam ou mudaram para outros países. Para vocês terem ideia, só sobraram cerca da 92 atelies abertos durante a guerra em Paris, a cidade da moda! 
     Depois da guerra e com a volta da fabricação de tecidos em grande escala, as mulheres começam a usar e abusar, então surgiram os vestidos rodados, com a cintura bem marcada e a saia com metros e metros de tecido. No começo da década, os vestidos eram todos confeccionados com o comprimento abaixo do joelho, porque todas as mulheres tinham que ser ''de respeito'' (pior parte dessa década).
     Após muitos séculos sendo escravas de vestidos, as mulheres finalmente puderam usar saias, mesmo que elas fossem quase a mesma coisa dos vestidos. Então surgiu as saias pregueadas, franzidas, godê e plissadas). As saias podiam ser usadas com diversos tipos de blusas, mas as mais comuns eram as de gola.


     Em 1952 surge a ''bainha sereia'', em que a saia é bastante colada e a partir do joelho se abre.

     Nessa mesma época as mulheres começaram a usar calças, inclusive as mais jovens, porém eram julgadas pela sociedade conservadora que dizia que aquilo era ''coisa de homem'', o preconceito acabou sendo ignorado e as calças viraram febre. 


     Os shorts só começaram a ser usados no fim da década e não eram muito aceitos.


     Os biquínis começaram a ser feitos de nylon, e a grande maioria das mulheres usavam maiôs com estruturas de corselet pra ''disfarçar as irregularidades do corpo''. Os biquines mesmo eram considerados ousados demais e só as estrelas de Hollywood, strippers e adolescentes usavam. Muitas usavam toucas, geralmente coloridas e estampadas, pra proteger os penteados.


    As mulheres da época gostavam que os sapatos combinassem perfeitamente com a roupa, usando da pares da mesma cor ou de um tom parecido. Modelos pump, com bico arredondado, com bico fino, saltos finos e saltos mais grossos eram super populares.


     Já nos acessórios, era comum o uso de luvas, lenços, colares de perolas, jóias luxuosas e chapéis. 

     A maquiagem era marcada pelos olhos bastante destacados com muito delineador e rímel, os lábios pelo batom vermelho e não podemos esquecer do queridíssimo entre as mulheres da época, o pó de arroz. Ah, uma curiosidade: a maioria dos maridos diziam nunca ter visto a esposa sem maquiagem! 


     Um fato sobre os penteados dos anos 50: muito laquê. A moda era cabelos armados e altos na cabeça, topetes. Ainda nessa década os cabelos curtos começaram a aparecer, com a divas dessa década, Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, percursoras do corte. 


     Moda masculina.
     A vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial espalhou o estilo masculino americano de ser vestir pelo mundo, todos os homens queriam parecer moços de bem, por conta disso, todos pareciam extremamente iguais. 
     Todo homem tinha que ter pelo menos um terno, as cores variavam, mas sempre girando em torno de tons sombrios, como o preto, azul, azul escuro, marrom e cinza.


     Os cardigãs, calças, bermudas e cores chamativas no verão compuseram o guarda-roupa masculino. 


     Camisetas eram usadas como peças debaixo e na praia usavam estampas e sungas boxer:


     Eu acho a moda dos anos 50 bem legal, é bonita e elegante, mesmo por trás da maioria das peças estar um motivo machista (ugh). E vocês, o que acham ?
     Admito que esse post foi bem trabalhoso e passei MUITO tempo editando e pesquisando sobre, descobri tanta coisa que terei que fazer uma parte 2 falando sobre a moda dos rebeldes.
     Obrigada pela atenção, até breve!

Me acompanhe no instagram, no twitter e pela 
página do facebook.


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Não sou uma garota muito chegada a moda. Até leio algo sobre, mas não entendo bulhunfas do assunto hehe. Porém, uma coisa é certa. Eu adoraria ter vivido na década de 50. A meu ver, era uma época muito glamourosa, de galanteios (adoraria ser cortejada). Os acessórios da época, como chapéus e luvas, são meus queridinhos e confesso que quando dá a louca saio por ai parecendo uma imitação barata de alguém que viveu nessa década. Eu imagino o super trabalho qeu esse post te deu, mas ficou lindo.
    Beijo grande

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente só gostaria de ter vivido nos anos 50 por causa das roupas, porque se você levar em consideração o que estava acontecendo no mundo na época, fica meio complicado, o mundo havia acabado de sair de uma guerra e ainda tinha a rixa URSS x EUA. Também sou apaixonada pelos chapéus e pelas luvas (inclusive pelas luvas), são um charme que só <3

      Excluir
  2. Aprendi tudo de moda em 10 minutos o que não aprendi em 20 anos de vida!
    Acho que nasci em uma época errada, eu amo usar vestidos e saias. Por opção mesmo. ainda venho a sofrer com meus quadris que são muito largos, aí coloco sempre um short cintura alta (porque dei sorte, minha cintura é de pilão *-*). Antigamente o pessoal na faculdade ria, mas quem realmente entendia do assunto super elogiava <3 hihihihi

    http://www.eubarroncas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou muito chegada a vestidos e saias, não me daria bem nessa época (eu acho), porque eu sou meio ~moleca~ e gosto MUITO de shorts. O engraçado é que quem ria tá usando, não é? Porque essa moda de roupas com cintura alta super voltou.

      Excluir
  3. É incrível como o antigo é sempre mais bonito. Acho que nasci na época errada hehe. A moda dos anos 50 é linda <3

    botasbatidasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. gente eu amei o post
    ler sobre a história da moda
    eu tbm amooo a moda dos anos 50 queria ter sido chique e vivido nessa epoca
    spo fico trsite que como cv disse as mulheres as roupas delas eram projetadas com algum motivo machista infelizmente

    meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso era triste mesmo, as mulheres não usavam as roupas que elas achavam bonitas ~como os biquines~porque os maridos não deixavam :(

      Excluir
  5. O machismo sempre nos reprimindo de alguma forma mas em contrapartida a moda praia é tão linda! Vi numa loja um biquíni pinup e fiquei morrendo de vontade de comprar ♥
    Estou seguindo, beijos e sucesso!
    http://thesince1995.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era linda sim, como disse lá em cima, o machismo impedia a maioria das mulheres de usarem os biquines lindos :(
      Muito obrigada ♥

      Excluir
  6. hahahahha amooooooooooo os anos 50 por tantos motivos, mas uma coisa e certa, as vezes tenho vontade de ter vivido nesse tempo sabe ? haha
    hahah

    ResponderExcluir
  7. Adoro os anos 50! Os filmes, a moda, as maquiagens, o jeitinho das pessoas... Tento me inspirar bastante nas divas da epoca!
    Adorei muito o teu blog :)
    Beijos

    http://garotas-ao-mar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Deixa te contar, eu sou apaixonada pela moda dos anos 50. Qualquer coisa que eu vejo por aí e que se parece com aquele estilo de roupa eu já fico babando e querendo mais do que tudo aiuhehae. Acho que tô vivendo na época errada. Adorei o post []

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, as vezes eu tenho disso também, só que com os anos 90, as pessoas ficam meio ''De onde ela saiu?'' but ok haha
      Obrigada!

      Excluir
  9. Eu amooooooooo a MOda daquela época, estou lendo e comentando o post enquanto tô com roupas desta época (SHort cintura alta e modelo de biquíni, parte superior). Já percebeu q adoro né hehehe
    Minha DIVAAA tá ali Audrey *.* Que mulher, que musa. E o batom vermelhooo meu xodó.

    Bjus
    http://so1minuto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, adoro essa época bjuuuu http://divandobyraquelmedeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...